Arte e Arquitetura: Archicartoon por Mário Rúbio

Mário Rúbio é natural de Fortaleza/CE e vive em Natal desde 1999, onde estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Inspirado pelas brincadeiras com a filha e os desenhos animados que assistiam juntos, o arquiteto passou a imaginar como seriam grandes ícones da arquitetura moderna representados em estilo cartoon. Assim, surgiu a lúdica série Archicartoon.

Veja as ilustrações e o texto do autor, a seguir.

© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio

"Quando minha filha estava com três anos de idades, ela adorava brincar de colorir os livrinhos infantis de pintura. E seguindo essa brincadeira, o papai aqui muitas vezes desenhava para a filhota e assim nos divertíamos de desenhar e adivinhar. Como não poderia deixar de ser o papai arquiteto desenhava casas, castelos, árvores... Sempre com linhas simples e de forma lúdica. Certo dia estávamos assistindo aos desenhos animados infantis, o que assistimos depois que temos filhos, observei a forma como eram representadas as casas e construções. Então me veio uma ideia: como seriam as casas ícones da arquitetura moderna, que nós arquitetos tanto admiramos, se fossem representadas dessa forma em estilo de cartoon?

© Mário Rúbio
© Mário Rúbio

Então corri para a mesa e fiz croquis de dois exemplares - que particularmente acho os mais representativos do movimento moderno: a Villa Savoye e a Farnsworth, de Le Corbusier e Mies van der Rohe, respectivamente. Mostrei esses dois croquis ao amigo, arquiteto e artista, Petterson Dantas que já havia criado uma série de ilustração sobre a obra do Oscar Niemeyer. Ele gostou da ideia e assim nasceu a série a qual denominei Archicartoon. Usei geometria simples e apliquei leves inclinações ora nas linhas verticais, ora nas horizontais e não me prendi tanto às proporções reais dos exemplares. E para caracterizar ainda mais a ideia do cartoon e transmitir uma atmosfera mais lúdica usei o céu com cores vibrantes."

© Mário Rúbio
© Mário Rúbio
© Mário Rúbio

Para conhecer todas as ilustrações da série Archicartoon, clique aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: Archicartoon por Mário Rúbio" 21 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782404/arte-e-arquitetura-archicartoon-por-mario-rubio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.